O Preconceito é uma idéia ou uma postura pré concebida, uma atitude alienada. As principais formas que o preconceito se apresenta são: racial, cultural social e sexual.
O preconceito se caracteriza pela inferiorização de alguém; achar-se superior ou melhor que o outro. O preconceito se exemplifica através de toda história da humanidade, quando por exemplo os bárbaros eram inferiorizados devido ao estilo de vida que levavam, tratados como estrangeiros e viviam às margens da urbanização e "sociedade", porém, eles formavam sua própria sociedade. A venda de escravos também é um exemplo histórico de preconceito racial e cultural, na África, quando as tribos duelavam, a tribo vitoriosa vendia os prisioneiros de guerra aos europeus. E na Alemanha então nem se fala, milhares de judeus foram mortos nos campos de concentração.
É difícil dizer se existe um grupo que sofra mais preconceito que outro, mas atualmente os casos que têm se destacado muito nas mídias é o preconceito quanto a "orientação" sexual, expressão inclusive difícil porquê, opção sexual não se encaixa, é uma coisa que não se opta e orientação sexual, ninguém orienta ninguém a seguir uma orientação sexual, ou melhor ninguém orienta ninguém a ser homoafetivo, a ser hétero sim, mas a ser homoafetivo não.
Dos quatro tipos de preconceitos citados nesse texto, muitos outros derivam deles: o preconceito musical, de religião, de universidade, de vocabulário/linguistico, e é muito importante comentar que dentro do preconceito racial sempre vemos o exemplo do branco que discrimina o negro, mas o negro também discrimina o branco.
Em resumo, o preconceito nada mais é do que ignorância. O ser humano por natureza teme e tenta destruir o que lhe é desconhecido. Estamos no Século XXI, século da tecnologia e do CONHECIMENTO, é impressionante constatar que a sociedade ainda não aprendeu a viver com as diferenças, pior, não aprendeu que todos nós somos diferentes, e é essa heterogenia, essa mistura de diferenças que torna a vida tão emocionante e bela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário