domingo, 22 de abril de 2012


O dia 22 de Abril de 1500 é a data oficial do Descobrimento do Brasil. No ano de 1500, o português Pedro Álvares Cabral, na época Pedro Álvares de Gouveia, já que nesse período só se usava o sobrenome do pai após sua morte, à serviço de Dom Manuel, monarca português, chega as terras brasileiras "por acidente", tentando encontrar uma nova rota comercial com às Índias, contornando o litoral africano (Périplo Africano). Acredita-se que a Coroa Portuguesa já tinha conhecimento sobre as terras do Novo Mundo, inclusive que outros navegantes portugueses e também espanhóis já teriam feito expedições as terras brasileiras. 

Outro indício seria o tratado de Tordesilhas, 1494, que era uma linha imaginária traçada há 200 milhas das Ilhas de Cabo Verde na África; Portugal ficaria com as terras a leste da linha do Tratado e a Espanha com as terras à oeste. Por que tanto interesse em dividir o que não "existia" ou não se sabia que existia? 




Mais um indício comprobatória do conhecimento prévio de um novo mundo, seria a própria descoberta da América por Cristóvão Colombo em 1492, quando este, a serviço de Dom Fernando, rei da Espanha, buscava uma nova rota para a Índia através da circunavegação, a famosa teoria da terra redonda, onde Colombo defendia que navegando à oeste chegaria ao leste, a Índia.

A princípio Portugal não se interessou tanto pelo Brasil, já que estava empenhado no comércio de especiárias (cravo, pimenta, noz moscada, canela, gengibre etc) com o oriente, que rendia grande lucro. Do Brasil era explorado apenas o pau brasil, cuja tinta era comercializada na Europa, inclusive foi essa madeira que deu nome ao nosso país, que a princípio chamou-se Monte Pascoal, devido o período da Páscoa, depois Ilha de Santa Cruz, Terra de Santa Cruz e por fim com o descobrimento do pau brasil, passou a se chamar de Brasil, mas nem todos ficaram satisfeitos, existe escritos de um frade que escreveu ao rei de Portugal questionando:  "como se muda o nome de uma terra do símbolo da redenção para as brasas do inferno", já que brasil deriva de brasas.




Somente em 1930, com uma expedição organizada por Martin Afonso de Sousa, é que Portugal passa a se interessar pela sua colônia, isso devido o declínio do comércio de especiárias e devido ao receio de perder suas novas terras para França, Holanda e Inglaterra, que estavam praticando a exploração ilegal de madeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário